Pular para o conteúdo principal

500 ANOS DEPOIS,SEGREDO DE MONALISA É REVELADO,E NÃO ESTÁ NO SORRISO

500 anos depois, segredo de Monalisa é revelado,e não está no sorriso

3 de julho de 2016
Yahoo Notícias
Um dos grandes mistérios da humanidade tem uma área de 77 x 53 centímetros. Esse é o espaço ocupado por Leonardo Da Vinci para, com tinta e óleo, criar a Monalisa. E, após anos de pesquisa, a tela que vive no Louvre, em Paris, teve um segredo desvendado.
O que não é segredo são os mistérios do quadro de Da Vinci. Recentemente, a obra do gênio italiano foi temática central do romance Código Da Vinci, best seller mundial que não tardou para virar filme. E o enredo da ficção pode acabar ganhando nuances reais.
Tudo começou com o pesquisador italiano Silvano Viceti. Ele dedicou toda sua vida ao estudo do quadro e, claro, descobriu detalhes nunca antes revelados. Um deles, desapercebido em pesquisas anteriores, revela que o sorriso não é o grande enigma da Gioconda.
Seu segredo está em seus olhos. Pode soar bem clichê — e talvez até por isso ninguém tenha pensado —, mas os olhos da Monalisa que escondem seu verdadeiro segredo. Segundo o pesquisador italiano, pequenos traços de iniciais misteriosas estão ocultos nas pupilas delas.
Até o momento, uma equipe liderada por Viceti afirma que as letras do olho tendem a ser as iniciais do autor da obra. Um L e um V, pois. O segredo mesmo está no olhe esquerdo, que ainda está em análise. O pesquisador, porém, não é tão otimista com essa análise.
“É sempre muito difícil tirar conclusões sobre esses quadros mais antigos, enigmáticos. Temos de lembrar que a falta de clareza vez do fato de que é uma obra com mais de 500 anos, não é mais a mesma coisa de quando foi pintada”, adverte Silvano.
Como Da Vinci tinha uma predileção por assuntos esotéricos, os pesquisadores acreditam que as letras do olho esquerdo sigam essa linha. Para Silvano, esses segredos seriam o pontapé inicial para descobrirmos o verdadeiro “código Da Vinci”.
Isso porque o italiano acredita que se compatriota tinha mesmo um código que escondeu em suas obras. Se isso é verdade e qual seria o significado disso, só saberemos após pesquisas. Recentemente, pesquisadores tentaram exumar os restos mortais do artista para descobrir se a Monalisa seria um estranho autorretrato.
Fonte:https://br.noticias.yahoo.com/500-anos-depois-segredo-monalisa-022431680/photo-reprodu-o-photo-022431641.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTE BARROCA E SUAS CARACTERÍSTICAS

BARROCO
A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria. 



Suas características gerais são:

• emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio. 
• busca de efeitos decorativos e v…

AS PRINCIPAIS OBRAS DE ALEIJADINHO

Antônio Francisco Lisboa, nosso querido Aleijadinho, nasceu por volta de 1730 em Ouro preto. Sua trajetória é praticamente construída pelas obras que deixou como  escultor, entalhador e arquiteto, pois os principais documentos sobre sua vida só foram escritos por volta de 40 anos depois de sua morte.








Toda sua obra, entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e estatuária, foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto,Sabará, São João del-Rei e Congonhas. Os principais monumentos que contém suas obras são a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.  Separamos algumas de suas principais obras, vejam: (Fonte das fotos – Wikipedia)
Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei Projeto para a fachada da Igreja de São Francisco em São João del-Rei Cena do carregamento da cruz, na Via Sacra de Congonhas Detalhe do Cristo carregando a Cruz, naVia Sacra de Congonhas Relevo no pórtico da Igreja de São Franc…

ALEIJADINHO : A VIA-SACRA DO SANTUÁRIO DO BOM JESUS DE MATOZINHOS,CONGONHAS-MINAS GERAIS

A Via-Sacra do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais O tema é sobre a Via-Sacra e suas capelas que compõem o complexo religioso do Santuário, verdadeiras obras-prima do artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, que hoje é classificado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Vamos conhecer melhor as capelas e suas esculturas com os textos extraídos da enciclopédia livre Wikipedia (histórico) e do Guia Bravo! de Cultura das Cidades Históricas de Minas Gerais (texto das fotos): Via-Sacra ou Via-Crucis do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos Congonhas do Campo – Minas Gerais – Brasil (fotografias de/photos by Rogério P.D. Luz) A primeira igreja do novo Matosinhos de Minas Gerais foi construída em 1773, com a construção, anos após, entre 1780 e 1793 da Via Crúcis do sopé do morro até o santuário. Em 26 de julho de 1957, o Papa Pio XII, reconhecendo a importância histórica, artística e religiosa do conjunto, elevou a igreja principal à dignidade de Basílica …